14) UNESCO: arquivo digital de áudio usando WinISIS Greenstone

O escritório da UNESCO em Nova Delhi, publicou  “Arquivo digital de áudio usando WinISIS e Greenstone Software: um manual para a comunidade de gestores de rádio.

Este manual é destinado a ajudar gerentes das estações comunitárias de rádio FM, o serviço público de radiodifusão agências e quaisquer outras organizações que lidam com arquivos de áudio, criação debases de arquivos de áudio digital.  O Software Livre (FOSS) contribui para a inclusão digital dos cidadãos nos países em desenvolvimento por meio fácil de obter e aplicações úteis .  As ferramentas de processamento de informação da UNESCO ajudam muitas instituições locais na difusão de informações em nível local.

O Arquivo Digital de uma rádio comunitária pode ser um repositório de  conhecimento contendo a sabedoria coletiva dos povos indianos, bem como das comunidades regionais e instituições. A sub-região da Ásia do Sul está agora na fase incipiente do desenvolvimento do rádio, com a introdução de quadros políticos da Índia, Nepal e outros países. Rádio comunitária tem um grande potencial de desenvolvimento  em toda a sub-região com o número cada vez maior de  estações comunitárias de rádio. As estações de rádio comunitárias muitas vezes necessitam de reutilização de  muitos de seus conteúdos arquivos. Esta nova publicação é um manual digital para um arquivamento confiável de conteúdos de multimídia, com especial enfoque no conteúdo da rádio comunitária.

Seus utilizadores irão achar útil em todos os seus dias de trabalho. A publicação tem sua gênese nas recomendações e procedimentos de dois eventos, apoiados pela UNESCO: Consulta Nacional sobre Rádios Comunitárias para Praticar e Potenciais Comunidade Rádio Operador Nacional e na Índia Consulta de Revisão Rádios Comunitárias no Nepal, durante a qual comunidade radioemissora salientou a importância do arquivo digital de conteúdos de áudio. Em consonância com as necessidades da comunidade, o manual orienta os usuários a criar seus próprios arquivos com estabilidade, o software livre como WinIsis, GenISIS e Greenstone. O livro também fornece os endereços URL de onde este software pode ser baixado.

O manual possui 99páginas e pode ser baixado aqui:
http://portal.unesco.org/ci/en/files/28434/12367893463digital_archiving_en.pdf/digital_archiving_en.pdf
http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=28434&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html

Fonte:
http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=28438&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html

Traduzido do Inglês por: Roger C. Guilherme

Enviado por e-mail pela: Prof.ª MSc. Angelica C. Miranda

Deixe um comentário